terça-feira, 21 de junho de 2016

Em clima de São João o projeto “O Beco é Nosso” fechou o primeiro semestre de atividades em grande estilo.



Ambulatório FSA
O dia amanheceu nublado e uma chuva ainda caiu na cidade com o tempo abrindo em seguida. E assim iniciaram-se as atividades no Beco da Energia tendo no palco o som da Banda Ambulatório FSA, que começou muito bem chamando a galera pra o velho e bom bate cabeça, ao som de suas potentes distorções nas guitarras, com um repertório que mostrou músicas já conhecidas do público e canções novas tais como “Cangaceiro”, como também releituras de artistas consagrados a exemplo de Chico Science. 

De acordo com o vocalista da Ambulatório FSA, Tiago Sant’Anna, tocar no Beco da Energia é importante por conta da exposição para um público diversificado, como também e por causa do encontro entre as mais diversas linguagens artísticas que acontecem simultaneamente aos shows. Vale ressaltar que o cachê que a banda angariou nessa apresentação foi doado para a AAPC – Associação de Apoio à Pessoa com Câncer, em Feira de Santana e sobre esse gesto o vocalista mostrou a satisfação e o compromisso da banda em dar essa contrapartida social. “A gente tá com essa proposta de todo cachê público, encaminhar pra uma instituição de caridade... Esse, a gente vai tá doando pra AAPC, o baixista da gente foi no local e passou um dia lá vendo como é a situação do pessoal... Aproveitar para fazer aqui um aviso: Quem puder ajudar, eles precisam muito de leite e café, que puder chegar, fica aí o recado. E é isso aí, estamos fazendo a nossa parte,” enfatizou Tiago.

 Neto Souza - Workshop de máscaras
Dentre os workshops destacamos o de máscaras com o artista Neto Souza,  que foi um sucesso absoluto, despertando o interesse da maioria do publico durante o dia inteiro.


Marcio Punk Show

A segunda atração a subir no palco foi “Marcio Punk Show”, que após três anos longe dos palcos voltou à cena musical. Com o visual inusitado de sempre e uma banda com energia fora do comum, o Punk atendeu às expectativas e fez o Beco sacudir e relembrar músicas conhecidas do público alternativo desde os tempos das bandas Filhos da Erva e Os Nó Cego, como também músicas novas e releituras diversas. Um momento que merece destaque foi do meio pro final da apresentação que Marcio convidou os cantores do Grupo Roça Sound, Paulo Bala e NickAmaro MC, para uma participação especial, onde eles cantaram e agradeceram por toda movimentação no Beco da Energia desde a primeira intervenção, ressaltando os artistas que abraçaram o projeto e o público que entendeu a proposta e se fez presente dando um brilho fundamental aos eventos.

Bié dos 8 Baixos

Em seguida quem fez o Beco da Energia cair no forró foi Bié do 8 baixos, que acompanhado por triangulo e zabumba e ainda com a participação especial do percussionista  Bel da Bonita, mostrou porque tem sido destaque na música popular local e tem chamado à atenção de toda imprensa e do público feirense nas apresentações que faz semanalmente no centro de abastecimento. Bié fez o que podemos chamar de um verdadeiro espetáculo, uma vez que, mesclou o tradicional forró pé de serra com samba, irreverência e criatividade. Com isso arrancou elogios do público. “Muito interessante a proposta musical dele. Não sei se samba, não sei se forró. Só sei que é muito gostoso e envolvente o ritmo. E foi assim que ele contagiou a todos aqui no Beco com seu forró irreverente e bem sambado!” elucidou a professora e produtora cultural Hely Pedreira.

Dr. Ed

E seguindo o clima do arrasta pé, quem também contemplou o clima junino foi o Dr. Ed, cantando grandes clássicos do forró nordestino e interagindo com o público a ponto de criar-se uma grande quadrilha com direito a túnel e caracol que saiu dançando ao longo do Beco e contagiando geral.

Piza o Movimento

E fechando as atividades não só do dia, como também do primeiro semestre, o publico curtiu o show do cantor, compositor e violonista, Piza O Movimento, artista no qual não cabe rótulos e nem definições, Piza é o que podemos chamar de um artista autêntico, como muito bem enfatizou o apresentador, Elsimar Pondé, ao chama-lo ao palco para a apresentação, este contou com dois momentos.

No primeiro ele subiu ao palco levando o seu violão de três cordas acompanhado por um violinista e de maneira mais que inusitada ele começou chamando quem estivesse afim assumir o backing vocal do show, o que aconteceu ao intervalo de cada canção, quando Piza anunciava “Há Vagas, há vagas... Se tiver outro baterista e outra backing vocal afim de fazer esse som comigo pode subir aqui”, assim o artista transformou seu show numa Jam.

No segundo momento assumiu o velho e bom Piza conhecido de todos acompanhado apenas do seu violão três cordas, cantando letras inteligentes que retratam a cidade de Feira de Santana de maneira reflexiva como é o caso de “Sexta-Cheira”, que foi cantada por Piza e acompanhada em coro por todo Beco.

Todas as atividades do movimento O Beco é Nosso são realizadas pelo Coletivo do Beco e tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e do Governo da Bahia.

Fonte: Assessoria O Beco é Nosso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário